Serie de Mensagem sobre o Evangelho de Marcos. " Caminhos fechados pela incredulidade" Mc 6.1-6

Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

Serie de mensagem sobre o Evangelho de Marcos.

Notes
Transcript

Caminhos Fechados pela incredulidade. Mc 6.1-6

1. CONTEXTO.
A. O contexto imediato e literário.
Vem Antes: O capítulo 5 de Marcos apresenta o triunfo da fé
Vem Depois: O capítulo 6 deMarcos registra a tragédia da incredulidade. O capítulo 5 de Marcos é um sinal luminoso do poder de Jesus no meio da escuridão da miséria humana. Vemos nele o triunfo de Cristo sobre o diabo, a doença e a morte. Agora, no capítulo 6, vemos a incredulidade dos nazarenos, de Herodes e dos próprios discípulos.
Caminho fechadas pela incredulidade.
Caminho abertas pela proclamação do evangelho
Caminho fechadas pelo drama de uma consciência culpada.
B. Contexto histórico e cultural.
Nazaré, Uma vila na Baixa Galiléia que foi o lar da infância de Jesus; situado em um cume 500 metros acima do nível do mar.
Mateus 2.23 “E foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que havia sido dito por meio dos profetas: “Ele será chamado Nazareno.””
2. ESTRUTURA.
A imperdoável incredulidade. v2 .. “ E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?”
Nesse tempo, Jesus já havia se manifestado plenamente ao mundo e havia operado muitos milagres em Cafarnaum, a trinta quilômetros de Nazaré.
O povo de Nazaré reconhecia que Jesus fazia coisas extraordinárias e tinha uma sabedoria sobre-humana. Eles fizeram três perguntas:
donde vêm a ele estas coisas?
Que sabedoria é esta que lhe é dada?
E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Eles tinham a cabeça cheia de perguntas e o coração vazio de fé. Porque eles não puderam explicá-lo, eles o rejeitaram.
A causa da incredulidade. v3 .. “Não é este o carpinteiro
O povo tornou-se incrédulo por causa da origem de Jesus.
Viam-no apenas como o carpinteiro, filho de Maria, cujos irmãos e irmãs eles conheciam.
Além do mais, Jesus não tinha estudado nas escolas rabínicas e eles não podiam explicar seu conhecimento nem seu poder.
A reprovação da incredulidade v4 .. “ Não há profeta sem honra senão na sua propria patria”
Jesus disse que um profeta não tem honra em sua própria terra.
Seus irmãos não creram nele. João 7.4–6 “Porque, se alguém quer ser conhecido, não pode realizar os seus feitos em segredo. Já que você faz essas coisas, manifeste-se ao mundo. Acontece que nem mesmo os irmãos de Jesus criam nele. Então Jesus lhes disse: — O meu tempo ainda não chegou, mas para vocês qualquer tempo é oportuno.”
Sua cidade não creu nele. João 1.46 “Então Natanael perguntou: — De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Filipe respondeu: — Venha ver!”
fama daquela cidade.
Os líderes religiosos não creram nele. - todo ministério de Cristo foi confronta o religiosos.
Mateus 23.1–7 “Então Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: — Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Portanto, façam e observem tudo o que eles disserem a vocês, mas não os imitem em suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados, difíceis de carregar, e os põem sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam todas as suas obras a fim de serem vistos pelos outros; pois alargam os seus filactérios e alongam as franjas de suas capas. Gostam do primeiro lugar nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças e de serem chamados de “mestre”.”
A familiaridade, em vez de gerar fé, produziu preconceito e incredulidade.
Marcos 3.21E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para prendê-lo, porque diziam: — Está fora de si.”
A consequência da incredulidade. v5-6.. “ Não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa”.
Portas se fecharam para um povo incredulos.
caminho da salvação.
caminho do milagre
Jesus ficou admirado da incredulidade deles e ali não realizou nenhum milagre, em vez disso, deixou a cidade por causa da incredulidade.
Enfermos deixaram de ser curados e pecadores deixaram de ser perdoados. O contraste entre o humilde carpinteiro e o profeta sobrenatural foi muito grande para eles compreenderem. Então eles escolheram a descrença, uma escolha que deixou Jesus admirado
Ernesto Trenchard diz que Nazaré era o povo mais privilegiado do mundo, pois ali o Filho de Deus havia passado sua infância e juventude, vendo os nazarenos muito de perto a […] glória de Deus, na face de Cristo (2Co 4.6). Por trinta anos, Jesus andou pelas ruas de Nazaré e o povo contemplou sua vida irrepreensível, mas quando lhes anunciou o evangelho, eles rejeitaram tanto a mensagem quanto o mensageiro.
3. GRANDE IDEIA:
A incredulidade é o mais tolo e inconsequente dos pecados, pois leva as pessoas a recusarem a mais clara evidência, a fechar os olhos ao mais límpido testemunho, e ainda crer em enganadoras mentiras. Pior de tudo, a incredulidade é o pecado mais comum no mundo. Milhões são culpados desse pecado por todos os lados.
4. RESPOSTA DESEJADA:
A Palavra nos diz que existe um so caminho, Não deixe que uma vida sem fé, atrapalhe um caminha seguro nesse caminho.
5. TEOLÓGIA BIBLÍCA:
Mateus 10.40 “— Quem recebe vocês é a mim que recebe; e quem recebe a mim recebe aquele que me enviou.”
João 20.24–29Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. Então os outros discípulos disseram a Tomé: — Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: — Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, ali não puser o dedo e não puser a minha mão no lado dele, de modo nenhum acreditarei. Passados oito dias, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos, e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês! E logo disse a Tomé: — Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Ao que Tomé respondeu: — Senhor meu e Deus meu! Jesus lhe disse: — Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.”
Romanos 4.20–25 “Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido. Assim, também isso lhe foi atribuído para justiça. E as palavras “lhe foi atribuído” foram escritas não somente por causa dele, mas também por nossa causa, visto que a nós igualmente nos será atribuído, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.”
6. APLICAÇÃO
A incredulidade foi o mais velho pecado no mundo. Ela começou no Jardim do Éden, onde Eva creu nas promessas do diabo, em vez de crer na Palavra de Deus. A incredulidade traz morte ao mundo. A incredulidade manteve Israel afastado da terra prometida por quarenta anos. A incredulidade é o pecado que especialmente enche o inferno. Quem, porém, não crer será condenado .
Marcos 16.16Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more